Meshael Alayan, princesa saudita, em foto do departamento policial de Irvine, na Califórnia Foto: AP
Meshael Alayan, princesa saudita, em foto do departamento policial de Irvine, na Califórnia 
Com uma mala na mão, uma queniana de 30 anos saiu de um condomínio em Irvine, no sul da Califórnia, e conseguiu entrar e escapar em um ônibus. No coletivo, contou a um passageiro: era vítima de tráfico humano e estava sendo mantida contra a própria vontade na casa de uma princesa saudita.

O relato desta trabalhadora doméstica levou a polícia até um condomínio em Irvine, onde Meshael Alayban, 42 anos, foi presa sob acusação de tráfico humano. Meshael é uma das mulheres do príncipe saudita Abdulrahman bin Nasser bin Abdulaziz al Saud e era esperada nessa quinta na corte de Orange County.

A trabalhadora doméstica contou que foi contratada no Quênia em 2012 e levada à Arábia Saudita, onde seu passaporte lhe foi tomado. Ele contou que era forçada a trabalhar muitas horas por dia, recebia menos que o prometido e não tinha permissão de deixar a casa da sua empregadora.

“Esta não é uma questão contratual”, disse o promotor Tony Rackauckas numa sessão na corte para determinar a fiança da princesa. “Isso é manter alguém preso contra sua vontade.”

O juiz determinou a fiança de Meshael em US$ 5 milhões, ordenou que ela fosse monitorada por GPS e impedida de deixar os Estados Unidos sem autorização. Mas a princesa não apareceu na corte nessa quarta. Ela foi representada pelo seu advogado, Paul Meyer. “Isso é um caso de horas de trabalho doméstico”, afirmou.

A polícia disse que a família Alayban viajou aos Estados Unidos em maio com a vítima e outras quatro mulheres das Filipinas. De acordo com a promotoria, o contrato de trabalho da queniana indicava um salário de U$ 1,6 mil para oito horas diárias, cinco dias por semana. Mas em março de 2012 ela já era forçada a cozinhar, limpar e se envolver em outras atividades da manutenção da casa 16 horas por dia, sete dias por semana.

Quando a polícia chegou à casa da princesa, as outras quatro trabalhadoras das Filipinas decidiram deixar o local para serem livres, disse o delegado David Maggard Jr. Nenhuma delas tinha sinais de abuso sexual.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/princesa-saudita-e-acusada-de-manter-queniana-como-escrava-nos-eua,bbeb77

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top