Atualizado em 31/01/2014 

Casos ocorreram em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Asilo funciona há 13 anos em situação regular, diz prefeitura.


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou um dono de asilo em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele é acusado de estuprar idosas na casa de apoio que administra na cidade. Segundo informações da Polícia Civil, o caso foi denunciado ao MP em outubro por uma das vítmas, mas só foi divulgado na quinta-feira (30) depois da transferência do acusado para São José dos Pinhais, também na RMC, por questões de segurança.
De acordo com o delegado Marcelo Magalhães, o homem tem 52 anos e depois de cumprir a prisão temporária, teve a prisão preventiva decretada em dezembro. "Não há data prevista para o julgamento. Se condenado, ele poderá pegar até 30 anos de prisão", diz Magalhães.
O delegado afirma que o homem e a esposa moravam em um quarto na parte de cima do asilo e o abuso acontecia sempre durante a noite, quando os funcionários da casa de apoio não estavam trabalhando. "Ele dispensava os funcionários dizendo que cuidaria dos idosos durante a madrugada. Era quando abusava das idosas", relata. Ainda segundo o delegado, as duas vítimas confirmadas tinham dificuldade de locomoção, o que dificultava a reação delas. Sobre a esposa, o delegado informa que ela responde pelo crime de omissão, mas não está presa.
Até agora, o delegado afirma que duas vítimas de 70 anos foram estupradas, mas a possibilidade de que existam outras vítimas não é descartada. Magalhães ressalta ainda que algumas vítimas já tenham morrido.

O secretário de governo Lukala Nobrega afirma que o asilo está em funcionamento há 13 anos e sempre cumpriu com as exigências necessárias para manter o alvará e com as normas da vigilância sanitária. "Em termos de documentação, a casa de apoio está regular", diz. Por isso, apesar das investigações, o asilo continua operando normalmente. "Ainda não recebemos nenhuma determinação para o fechamento do local", afirma.



 http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/01/ministerio-publico-denuncia-dono-de-asilo-acusado-de-estuprar-idosas.html

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top