POR RODRIGO RODRIGUES
O Banco Santander Brasil colocou na noite desta sexta-feira (25) na
página da instituição na internet um comunicado pedindo desculpas pelas
críticas feitas à presidente Dilma Rousseff (PT) num relatório enviado
aos clientes preferenciais da entidade.
No aviso de desculpas, o Santander afirma que a análise divulgada
pelos funcionários do banco "não reflete, de forma alguma, o
posicionamento da instituição”.
“O referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e
qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à
discussão de variáveis que possam afetar a vida financeira dos
correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. Sendo assim, o
Banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem
de forma diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que a
economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de
desenvolvimento”, avisa o Santander.
A denúncia contra o banco espanhol foi publicada nesta manhã
(25/07) no blog do jornalista Fernando Rodrigues, da 'Folha de S.Paulo'.
No texto, os analistas do Santander relacionavam a queda da presidente
Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto a uma melhora econômica
do Brasil.
"Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um
cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar,
juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairira, revertendo
parte das altas recentes", dizia o texto, que foi enviado no comunicado
"Você e Seu Dinheiro", publicado juntamente com o extrato dos clientes
Select do banco.
A análise afirmava ainda que "a quebra de confiança e o pessimismo
crescente em relação ao Brasil em derrubar ainda mais a popularidade da
presidente, que vem caindo nas últimas pesquisas, e que tem contribuído
para a subida da Ibovespa".
No texto de desculpas publicado na internet no início da noite, o
Santander diz que a análise foi enviada apenas para uma pequena base de
clientes da instituição:
"O Santander Brasil vem a público esclarecer que o texto enviado a
um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em
seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa hoje, não
reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição", afirma o
banco.
Veja o aviso completo publicado na homepage do banco espanhol:
“O Santander Brasil vem a público esclarecer que o texto
enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa
base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa
hoje, não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição. O
referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e
qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à discussão
de variáveis que possam afetar a vida financeira dos correntistas, sem
qualquer viés político ou partidário. Sendo assim, o Banco pede
desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma
diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que a economia
brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.”
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