HOJE, 5/8/14, O PRESIDENTE EMÉRITO IN MEMORIAM DA IEADCEMAR, PR. JOÃO BARBOSA DE MACEDO, SE VIVO ESTIVESSE, FARIA 94 ANOS DE IDADE.
Rendo ações de graças pela sua memória. Rendo ações de graças pela sua vida de adoração, pelo seu ministério pastoral, pela forma bem-humorada com qual ele edificava quem estivesse ao seu lado, pelo seu jeito saudavelmente histriônico de apresentar-se, com uma auto-estima extremamente resolvida. Rendo ações de graças até pela sua ambiguidade que o deixava tão humano, pela maneira surpreendentemente otimista de lidar com as dificuldades e crise, pela sua mentoria não somente sobre mim, mas sobre duas gerações de obreiros. Glória Deus pela memória do soldado, do marido, do pai, do pastor, do líder JOÃO BARBOSA DE MACEDO! Toda vez que prego uma mensagem de encorajamento, que afivelo meu sinto e corto minha barba lembro-me dele. Poço fazer minhas as palavra de João em Patmos: "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no SENHOR. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam" (Ap 14.12).
HONRA A QUEM TEM HONRA
CIDADÃO BENEMÉRITO DO PARANÁ
Em 22 de março de 1992, pela primeira vez na sua história a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, transferiu-se de Curitiba para o interior do Estado. Mais precisamente instalou-se no interior do templo sede da Assembléia de Deus em Maringá, em sessão solene, outorgando o Título de Cidadania Benemérita do Paraná ao pastor João Barbosa de Macedo. Posteriormente, ele recebeu também da Câmara de vereadores de Maringá o Título de Cidadania Honorária do Município de Maringá. A essas duas honrarias o Pr. Macedo tributou toda a glória ao seu Senhor Jesus Cristo; declarou que “toda a igreja do Senhor era-lhe partícipe daquela honra que o levava a ser ainda mais humilde e servo de todos”; e destacou enfaticamente a cooperação da sua querida esposa Agripina Lisboa de Macedo.
RESUMO DA BIOGRAFIA
Nasceu aos cinco dias de agosto de 1920, na cidade de Tibagi, Estado do Paraná, criado no município de Ortigueira - PR. Filho de Francisco Barbosa de Macedo e de Celestina Maria da Piedade, João Barbosa de Macedo, nasceu em cinco de agosto de 1920 em Tibagi no Paraná. Casou-se com Agripina Lisboa de Macedo. Tiveram 16 filhos. Quando ainda pré-adolescente, sua tia Ida foi responsável pela primeira leitura da Bíblia Sagrada a ele.
Em 1939, aos 18 anos, Macedo se converteu ao Evangelho de Jesus Cristo, em um templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Faxinal no Paraná. Por volta de 1940, ao transcorrer da segunda guerra mundial, João Barbosa de Macedo se apresentou para a junta de serviço militar. O Brasil havia entrado na guerra recentemente.
Nessa época residia em Guarapuava, que era considerada uma região fronteiriça para ser vigiada durante o conflito. Ao final da guerra, Macedo ainda permaneceu no Exército Brasileiro, dedicou a maior parte do tempo na Academia da Cavalaria, destacando-se como instrutor CPOR – centro de preparação de oficiais em Curitiba, Pr. Com desvelo, ensino jovens a servir a pátria, especialmente na Cavalaria das Forças Armadas do Brasil, que tanta coragem, bravura e disciplina exige de seus guerreiros. Mesmo servindo às Forças Armadas não deixou de trabalhar como um cooperador voluntário e ativo na Igreja. Sempre auxiliava na cozinha em eventos da instituição.
Em 1946 casou-se com Agripina Lisboa de Macedo. Tiveram 16 filhos. Quando ainda pré-adolescente, foi sua tia Ida, a responsável pela primeira leitura da Bíblia Sagrada. Em 1938, quando tinha dezoito anos de idade, decidiu-se por Jesus e pela mensagem pentecostal, quando ainda os pentecostais sofriam grande perseguição no Sul do Brasil. Esse encontro com Jesus se deu em uma pequenina congregação de Faxinal de São Sebastião.
Em meados de 1940, quando transcorria a Segunda Guerra Mundial, apresentou-se para o serviço militar obrigatório, permanecendo no Exército Brasileiro até 1963. Serviu a maior parte do tempo de sua carreira militar, como sargento da cavalaria, destacando-se como instrutor do CPOR - um centro de preparação de oficiais, sendo-lhe aluno gente ilustre como o governador do Paraná, Roberto Requião.
Depois de vinte cinco anos prestados às Forças Armadas, aposentou-se com a patente de Primeiro Tenente, com uma ficha contendo dezenas de elogios. Concomitante a isso, era também soldado de Jesus, nunca deixando de trabalhar na obra de Deus, sendo inclusive um dos pioneiros do movimento pentecostal no Paraná.
MINISTÉRIO DIACONAL E PASTORAL
Em 1959, já como ministro do evangelho, foi transferido para Curitiba, onde assumiu uma das diretorias do Abrigo Esperança, uma casa de saúde que dava hospedagem, atendimentos médicos prévios e encaminhamento de pessoas carentes que vinham do interior que se dirigiam à Capital buscando tratamento de saúde. Nessa época, pediu baixa do Exército Brasileiro, passando a dedicar-se exclusivamente à obra de Deus. Na Cidade Sorriso, liderou algumas Assembléias de Deus, chegando a ser, por dois anos, Vice-Presidente da Assembléia de Deus em Curitiba.
Por dezesseis anos, atuou como tesoureiro estadual das Assembléias de Deus, sempre por reeleição. Ficou conhecido pela maneira amorosa com que procurou tratar os pastores jubilados bem como a forma com que atendia as viúvas dos jubilados.
SERVINDO A ASSEMBLEIA DE DEUS DE MARINGÁ
No dia 1º de maio de 1977, foi desafiado a assumir a presidência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Maringá. Através de um sonho e de uma experiência mística com Deus, o Pai celeste orientou-lhe a aceitar a responsabilizante missão. Sua administração, diante dessa comunidade de fé teve como slogan: “Administração Conjunta”.
No dia 24 de abril de 2005, a igreja Evangélica Assembléia de Deus em Maringá comemorou os 28 anos de seu pastorado, rendendo ações de graças, ocasião em que os assembleianos honraram merecidamente seu pastor com o título de Presidente Emérito. Nesse mesmo dia transferiu a presidência da igreja ao Pastor Robson José Brito, recebendo assim a posição de Presidente Emérito concedido em Assembléia Geral.
Este servo de Deus formou quase trezentos Ministros do Evangelho na fé pentecostal, esparramados por Maringá, pelo Paraná, por todo o Brasil, pela América Latina, pela outra América, pela Europa, Ásia e África.
PASSOU A ESTAR COM O SENHOR
Na data de 31 de Dezembro de 2009 às 14:40h passou a estar com o Senhor, na cidade de Maringá PR, por agravamento de problemas decorrentes do mal de halzaimer.
NOME DE ESCOLA
A memória do Pr Macedo e o nome do Senhor foi muito honrado quando no dia 18 de julho de 2012 ocorreu a inauguração da Escola Municipal Pastor João Barbosa de Macedo, criada pelo Decreto Lei nº 493°2012 como Ensino Fundamental e organizada sob regime seriado. Situa-se na Zona Urbana do Município de Maringá, à Rua Pioneiro Custódio Valério nº 193 - Jardim Sumaré. Este estabelecimento iniciou suas atividades no dia 30 de agosto de 2012, oferecendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental , 1º ao 3º ano no período diurno, com 82 alunos. Muito pertinente visto que sempre o Pr. Macedo valorizou o estudo. Glória pela memória deste servo de Deus!


Robson Brito

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top