DICA 01 - PORTA DOS CÔMODOS
Ao sair da moradia por um longo período de tempo, tranque com a chave todas as portas internas da moradia, pois sso será mais um obstáculo e dificultará a ação do marginal.

DICA 2 – CORTINAS
Ao sair de casa, feche todas as cortinas, pois assim impedirá que o marginal tenha a visão do interior dos cômodos e lembre-se que, as ações dos marginais são planejadas e quanto maior for os obstáculos encontrados antes de sua ação, menor seu encorajamento.

DICA 3 – LUZES
Ao ouvir barulho estranho a noite na parte externa da moradia, mantenha a calma, ligue para a polícia e NUNCA acenda alguma lâmpada interna (corredor, banheiro, muito menos do quarto), pois isso além de lhe expor a visão do intruso, denunciará o cômodo que você está. Haja com tranquilidade, ACENDA todas as luzes EXTERNAS, pois o marginal além de barulho não gosta de claridade nem tampouco de ser alvo de observação.

DICA 4 – CAIXAS CONVIDATIVAS
Ao adquirir algum objeto, em especial eletrônicos (tablet, aparelho celular, micro ondas, televisor, notebook, etc...) evite colocar sua embalagem no lixo em FRENTE A CASA, pois o marginal ao avista-la terá certeza da existência de tal bem no interior da moradia. Lembrando sempre que, muitas vezes a própria vítima anuncia a sua vulnerabilidade.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
PAI: -“filho, pega a motocicleta do pai e vai até a padaria comprar pão.”.
FILHO: -“Mais posso ir de moto? tenho apenas 15 anos.”. 
PAI: -“Claro que sim, mas vai rápido que estou com fome.”
____________________________________________
Resultado: Multas de trânsito: R$ 1275,00. A irresponsabilidade, a inconsequência, o mau exemplo e o ócio do bicho preguiça pai, NÃO TEM PREÇO. Com o ônus do fato daria para comprar 1700 pães e proporcionariam as crianças da creche um verdadeiro e delicioso breakfast de encher os olhos e matar a fome (de verdade). Para alguns, a fome está na necessidade de cultivar valores, formar homens e evitar tragédias.

CONSEG - ITAMBÉ
Talvez muitos moradores de Itambé, ainda desconheçam a existência entre nós de um grupo de pessoas comprometidas e preocupadas com assuntos relacionados à segurança pública em nossa cidade. A esse grupo de pessoas dar-se o nome de CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA. Os CONSEGs como são conhecidos estão presentes em muitos municípios e tem contribuído de maneira decisiva nas soluções de problemas relacionados à área da segurança pública. 
Formado por membros de diversos segmentos de nossa comunidade, os conselheiros de segurança, frequentemente se reúnem com as autoridades policiais com propósito de conhecer os problemas e debater possíveis medidas e soluções para a segurança. 
Um dos principais projetos do CONSEG – Itambé, que a tempos foi idealizado e hoje se torna realidade é a instalação de câmeras de monitoramento 24 horas junto à região central do município. A partir deste mês, a área central e polo comercial da cidade, já conta com 07 (sete) câmeras instaladas em locais estratégicos, visando monitorar o ambiente externo coibindo o cometimento de delitos e identificar veículos e pessoas em atitudes suspeitas. “Esse sistema facilitará em muito o trabalho policial, pois as imagens serão nossos olhos na manutenção da segurança como também, poderão servir como provas em possíveis identificações”, disse o Comandante do DPM de Itambé.

A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA EXCLUSIVA
Após a Polícia Militar de Itambé ter publicado estatística dos índices de criminalidade - 2014, a ocasião mostra-se propícia para contextualizar a respeito de um novo tipo de prestação de serviços que se inicia em nossa cidade e ofertado por organismo privado: A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE VIGILÂNCIA PATRIMONIAL, ou seja, vigilância exclusiva a residências ou a estabelecimentos comerciais. 
A Polícia Militar de Itambé entende que segurança é a sensação que se tem do grau de preservação de um bem e que a decisão em reduzir as vulnerabilidades deste bem é exclusiva de cada um. Opor-se a monopolização dos serviços impede aos cidadãos o direito das escolhas ou a promoção das mudanças. 
Todos os organismos que prestam serviços são independentes e livres para ofertar seus produtos, ostentar sua marca e cumprir sua missão com responsabilidade diante de sua clientela.
É oportuno também dizer que, o trabalho desenvolvido pelo estado através de seus órgãos de segurança, em especial a Polícia Militar, ocorrem diuturnamente e além de atendimentos de urgência, emergência e repressão, prioriza a preventividade através de patrulhamentos.
Portanto entendemos que, segurança e prevenção transcendem o papel do governo e da polícia em particular. Segurança é questão de inteligência e prevenção é questão de atitude. Para a Polícia Militar de Itambé nossa clientela não se resume a alguns, nosso compromisso independe de valores e de identificações em moradias e nossos protocolos de serviço preventivo é e continuarão a ser aplicados de forma equânime indistintamente em QUALQUER LOCAL que seja solicitado, necessário e prudente.

A SUTIL DIFERENÇA.
Após uma série de ocorrência de criminalidade ocorrida em um determinado período em uma área residencial de Itambé, os moradores após decisão unânime, se reuniram para cobrar de representantes políticos mais segurança (no seu bairro, é claro) e assim chamar a atenção de toda a população para o problema. Sem convite algum as autoridades policiais, propagaram o problema para a mídia, enviaram rebuscados comunicados e por fim firmaram contrato com organismo privado de vigilância patrimonial para a resolução do problema e por fim a insegurança que pairava sobre a área.
Outro exemplo ocorre em uma área residencial não tão distante, onde moradores também preocupados com a segurança, adotaram postura totalmente oposta e inovadora, oficializaram os representantes da segurança e juntos discutiram alternativas possíveis e simples, como a implantação de um projeto piloto chamado “VIZINHO SOLIDÁRIO”, existentes em algumas cidades e que envolvem a Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), poder público e moradores. O objetivo é reunir e discutir medidas possíveis e simples como a adoção de algumas praticas, como saber cuidar da moradia de seus vizinhos, observar e comunicar sobre pessoas e/ou veículos suspeitos em sua rua, ater-se a rotina de ausência de seus vizinhos, em fim atitudes simples de ser adotadas, basta comprometimento de todos os envolvidos. Posteriormente será publicada uma matéria especial sobre este projeto.
“Depois de algum tempo, você aprende a sutil diferença, que companhia nem sempre significa segurança”. William Shakespeare. 


(fonte: Robson Luiz Louzada/Gestor)

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top