Grande Tim Maia, a mosca na sopa dos bem comportados, como afirmou outro sadiamente doido, Raulzito.
Depois dos nossos instintos primários, nutrição e sexo, o primeiro garantindo a continuidade da nossa existência individual, e o segundo, a continuidade da espécie, tanto que motivos maiores de preocupação em todas as religiões e filosofias da educação, vêm os esportes.
Costumo dizer, brincando, aos meus alunos, que as preocupações maiores em todas as espécies animais são comer e comer, será que os coxinhas vão entender?
Sim, os esportes. Enquanto as religiões e as ideologias políticas e filosóficas nos apartam em lotes, os esportes aglutinam, principalmente os esportes coletivos (futebol, basquete, vôlei, beisebol...), e porque isso?
Voltando aos nossos instintos primários, de comer e comer, isso impõe a necessidade de competição por espaço, comida e parceiros sexuais, o que fez os nossos animalizados antepassados, ainda lá nas cavernas, terem descoberto uma atividade que se sofisticou ao longo do tempo, como um dos componentes maiores da fragilidade humana, do seu vínculo com o reino irracional: as guerras, constantes cotidianas, declaradas ou mascaradas.
As declaradas têm tiros, destruição e sangue As mascaradas acontecem nos estádios, ginásios e piscinas.
Nas arenas romanas enfrentavam-se os cristãos e romanos, uma maneira de limitar a guerra, mantê-la sob controle.
Tão acachapante e humilhante para os nazistas foi a vitória de Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlin, quanto a Invasão da Normandia, ou Pearl Harbor, para os norte americanos.
Como um negro ousar vencer os arianos, elite, supra sumo da evolução humana? Inconcebível, a própria negação do que sustentava a ideologia nazista. Mas venceu, lavando a alma da humanidade.
Não é por outro motivo que nas suas galerias de heróis, todos os povos colocam guerreiros e desportistas juntos.
Em nossas galerias, em destaque, estão Garrincha, Pelé, Zico, Airton Sena (não estou discutindo personalidades, mas competência no que fizeram)... Juntos com Tiradentes, Zumbi, Getúlio Vargas...
Entre os heróis argentinos, Maradona e Messi. Euzébio e Cristiano Ronaldo nas galerias portuguesas. Beckenbauer, nas alemãs.
E porque isso?
Resposta simples e direta: heróis de guerra, onde cada competição foi uma batalha, e o fim do campeonato o fim da guerra, com os adversários rendidos, vencidos pelo campeão.
Assim funcionam os esportes em nossos subconscientes.
Quando aqueles onze soldados vestidos de amarelo saem do vestiário estão partindo para o ataque, para subjugar os que ousaram nos enfrentar, mas os corruptos são tão desgraçados, tão infinitamente criminosos, que corrompem até o aparentemente incorruptível, o natural comportamento humano, fazendo-nos descrer da única atividade que nos unia em coração único: gol do Brasil!
A partir de agora, a cada gol, ao invés de ricos e pobres, explorados e exploradores, brancos, índios e negros, burgueses e proletários, fundamentalistas, católicos, espíritas, progressistas e conservadores, esquerda e direita... Se abraçarem, acima e adiante do que nos aparta, nos perguntaremos: quantos reais custou?
Despojam-nos até dos sonhos, das oportunidades de sermos felizes.
Malditos sejam!



                                   ++++++

EU CONHEÇO A FAMÍLIA, E SEI O QUANTO É DURA A LUTA DOS PAIS DO GUSTAVO.

Gustavo tem 04 aninhos
Ele é portador de uma doença rara mucopolissacaridose tipo 2 o corpo dele não produz um tipo de enzima, a família de Gustavo é de Paranavaí-PR, por isso toda semana Ana Paula (mãe) e Gustavo viajam 16 horas pra ele tomar essa enzima em Curitiba-PR.
Devido as complicações da doença ele tem atrofiamentos nas pernas nos pés e cérebro,
Gustavo precisa de uma cadeira de rodas maior, ele ganha peso rápido, a cadeira para Gustavo custa R$ 3.000,00 reais.
Os pais de Gustavo não tem condições de comprar, a mãe Ana Paula cuida de seu filho em tempo integral, o pai Reginaldo trabalha, mas o salário é pouco, é uma família carente.
A Família aceita ajuda de alimentos, leites, produtos de limpeza, roupas tamanho 08 a 12 anos para Gustavo.
Toda ajuda é bem vinda.
Banco Caixa Econômica 
Ag 0399 
Conta 02300001266-1 
Nome de Reginaldo Félix Marques - (Pai do Gustavo)
CPF 929.859.809-25

Esse facebook é da mãe de Gustavo.
Apae Paranavaí

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top