Igrejas perdem membros. Alguns porque mudaram de cidade, outros por motivos familiares, outros porque se chatearam com o pastor, outros porque acharam uma "igreja melhor", outros por razões teologicas, outros porque se casaram e outros, raramente, porque "tiveram" um chamado de Deus para outra igreja.Quando uma igreja perde membros é uma tristeza na alma do pastor e da liderança. A igreja perde muito quando perde um membro: perde o relacionamento, sua presença, sofre nas finanças, e também no serviço voluntário que este membro doa a igreja.

Mas por outro lado é bom quando algumas pessoas saem da igreja.

É bom quando o murmurador irrecuperável muda da igreja.
São pessoas que ficaram presas no passado. A igreja cresceu, as coisas mudaram mas eles não aceitam. Querem que os "velhos e bons tempos"(estes nunca estiveram de fato e de verdade) voltem. Eles não enxergam o que Deus esta fazendo hoje. Tornam críticos e murmuradores ferozes. E toda tentativa de recuperá-los foi em vão. É melhor mesmo que se vão pois viverão mais felizes e serão novamente abençoadores em outros lugares, talvez!

A saída de líderes cria oportunidade para novos lideres surgirem.
Quando os antigos lideres se consideram insubstituíveis ou ficaram duros, a sua saída da um certo abalo na igreja, mas novos lideres são despertados. Os novos lideres tem novas perspectivas e novas ideias. E os novos talentos podem impulsionar as coisas para frentes. A liderança sabia treinará e abrirá oportunidade de crescimento para estes novos líderes.

A saída de alguns fortalece a unidade da igreja.
Quando alguém está insatisfeito e reclama da igreja e difama a igreja e sua liderança. É claro que é preciso trabalhar para curar este coração e ganhar o coração do insatisfeito porque ele pode ser restaurado, mas quando isso não é mais possível a saída de alguém assim, limpa a igreja e fortalece a unidade da mesma. Se a pessoa não quer se submeter a visão e a liderança da igreja, ele precisa ir em busca de seu pastor e de sua congregação, pois ele não considera mais onde esta sua família.

É bom quando saem para iniciar uma nova igreja.
Esta é uma positiva razão para a pessoa deixar uma comunidade local. Eles poderão ter um efeito catalítico em outro lugar. Mas isso é bom quando são enviados e saem na benção. Quando saem por rebelião e dividem a igreja estas pessoas carregam um peso sobre si para o resto da vida e levam consigo um espírito d rebelião. Certamente esta igreja que nasce da rebelião se dividirá daqui alguns meses ou anos.

A saída de pessoas obriga a equipe pastoral reposicionar, desenvolver novas forças e novos talentos.

Quando membros saem de sua igreja...Lamente a perda. Sare seu luto. Invista nos que ficaram. Trabalhe para ganhar novas pessoas para Cristo. Restaure os desviados. Alcance os desigrejados. O Senhor concederá novos tempos a sua igreja local.
Com temor e orações.


 Jeremias Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top