Aldo Ferreira Santos

TEMA: O que queres tu A Glória de Deus ou a glória dos homens?
Texto Base: Êxodo 33:
12 E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos
13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14 Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16 Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17 Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18 Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22 E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
Muitas pessoas têm buscado o que Moisés buscava incansavelmente: 
A GLÓRIA DE DEUS! 
Porque a glória de Deus é que faz a verdadeira diferença. 
Quando a Glória de Deus enche nossas vidas ela nos conduz no caminho da perfeição. 
A glória de Deus é simplesmente tudo em nossas vidas. Porque é a presença marcante de Deus em nós. 
E essa Glória de Deus é que nos faz subir, subir ao mais elevado nível de intimidade e Relacionamento e comunhão com Deus. A glória de Deus nos faz ver coisas que nunca tínhamos visto antes. Coisas inacreditáveis aos olhos humanos. 
E Moisés também subiu, ele subiu no monte Sinai. Moisés presenciou a glória de Deus, e Deus deu a ele as tábuas da lei. 
E naquele monte acendia sobre a vida de Moisés a glória majestosa de Deus. 
Pois Deus falava com Moisés! Deus estava com Moisés. Deus era com Moisés! Deus se revelava a Moisés como o grande: EU SOU! ( YHWH ) 
Da mesma maneira que Deus se revela a nós dizendo: 
EU SOU contigo; 
EU SOU quem te escuta, 
EU SOU quem te sustenta, 
EU SOU quem se preocupa com você. 
EU SOU o que morreu por você! 
EU SOU o que te ama verdadeiramente! (ALELUIAS; GLÓRIAS Á DEUS).
...... MAS: Enquanto para uns o que importa é estar cheios da glória de Deus! 
...... Para outros o que importa é estar: Cheios de riquezas, rodeados de colegas que se dizem amigos verdadeiros, em meio ao sexo ilícito. ou estar cheios de coisas que o mundo oferece. 
E enquanto Moisés estava no Monte Sinai cheio da glória do Senhor. Estava acontecendo algo estranho no meio do povo. E despertou-se um rumor e uma murmuração entre o povo hebreu: Possivelmente alguns pensavam: Que Moisés estava morto, outros que Moisés os tinham abandonado. Outros achando que Moisés não voltaria mais. Pois já se completava 40 dias e quarenta noites que Moisés estava no monte. E o povo não tinha notícias dele. (Êxodo 24:18) “E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites”. 
E o povo começou a murmurar, cadê esse Moisés? Será que ele nos deixou? E o povo então procurou Arão que era o porta voz de Moisés e disseram: Dá nos um outro Deus o qual podemos ver e apalpar. Porque Moisés não esta mais conosco e muito menos o Deus de Moisés. Nós necessitamos de um Deus que vá a nossa frente. 
OBS: O povo ansiava por uma figura religiosa. Eles queriam apalpar, eles queriam ver algo visível o qual eles “achavam” que podiam confiar. E se sentiam inseguros por não estarem com Moisés ao seu lado. 
Vejamos o que diz em: (Êxodo 32:1) “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois quanto a este Moisés o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido”. 
E Arão consentiu com o pedido do povo. Arão se dobrou ao pedido dos homens e esqueceu-se de Deus. Arão corrompeu-se também junto com o povo, mesmo já tendo visto as maravilhas do Senhor Deus. 
Arão então pediu as jóias de ouro de todo o povo, fundiu-as e construíram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo e ficaram alegres. E o povo começou a fazer festa e celebrar porque estavam felizes porque tinham um novo Deus. Era um Deus que eles podiam tocar e podiam ver. MAS: Um deus que tinha olhos e não podia ver, tinha ouvidos e não podia escutar, tinha boca, mas não podia falar! 
Em (SALMO 115:8) A Bíblia nos diz: “Tornem –se semelhantes a eles os que os fazem, e quanto neles confiam”. 
Obs: Nisto ficou provado quanto volúvel era o povo de Israel. Deus podia: fazer, fazer, fazer. Mas numa determinada dificuldade, ou num pequeno problema ou até mesmo em pequenos detalhes: Eles mudavam seu modo de pensar e agir referente às coisas da vida.
OBS: E isto não pode acontecer com aqueles que conhecem á Deus! 
Nem pedrinhas e nem pedrões podem abalar a nossa fé em Deus. Porque: (Sem fé é impossível agradar á Deus) (Êxodo 32:7) “Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo que fizeste sair do Egito, se corrompeu”. 
E Moisés desceu do monte! 
Enquanto Moisés descia do monte, ele: ouvia risos, ouvia festa, ouvia palmas, ouvia danças. O povo estava Em festa, uma festa mundana uma festa idólatra em volta do bezerro de ouro. O povo se embebedava e havia entre eles orgias, relacionamento sexuais com vários parceiros. O povo estava totalmente contaminado, estava no lamaçal do pecado e da abominação. 
Moisés naquele momento: Ficou muito irritado, decepcionado, Quebrou as tábuas da lei que Deus tinha dado, no momento de ira e de decepção. Moisés ficou totalmente desgostoso. Moisés estava cansado; decepcionado com o povo. Entristecido, pensou em até mesmo abandonar o seu ministério: Ele estava cansado. 
( O pecado do povo deixou Moisés totalmente desanimado)
Irmãos: Quantas vezes vemos coisas que nos deixam totalmente desanimados? 
Quantas coisas até mesmo dentro das Igrejas que nos são assustadoras?
E nós não entendemos! E oramos á Deus e perguntamos: Porque Deus? 
Porque tem acontecido isto? 
E Foi o que Moisés fez, Foi necessário Moisés se achegar diante do trono de Deus novamente. Mas desta vez Moisés estava totalmente desanimado e desorientado muito triste, e ele diz á Deus em: (Êxodo 33:12-13) (v-12) “Disse Moisés ao Senhor: Tu me dizes: faze subir este povo, porém, não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo disseste: conheço-te pelo teu nome, também achaste graça aos meus olhos”. (v-13) “Agora, pois, se achei graças aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento, o teu caminho, para que eu te conheça, e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo”.
E Moisés muito triste, faz três pedidos á Deus no versículo de número 13:
1° Pedido: Senhor Mostre-me o teu caminho? 
Igual o pedido que Felipe disse á Jesus: Jesus mostre o caminho para mim? E Jesus lhe disse: Felipe há quanto tempo estas comigo e ainda não percebes o caminho? “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim”. João 14, 6.
Deus estava dizendo a Moisés: Moisés não de desespere, não desanime você esta no caminho certo. E esse caminho em que você esta é o mais estreito, mas é o que te leva a salvação.
2° Pedido: Senhor eu quero te conhecer mais: 
Moisés queria conhecer mais e mais de Deus, porque ele sabia que quando a glória de Deus enche a nossa vida, a nossa comunhão e intimidade com Deus nos faz subir e conhecer muitos propósitos de Deus. E então o nosso coração fica calmo e tranqüilo diante das adversidades da vida. Porque nós temos a certeza que Jesus é a nossa rocha eterna de salvação e proteção.
3° Pedido: Senhor que se ache graça aos teus olhos: 
Senhor que as minhas atitudes, não venham a entristecer o Senhor, mas que sempre em minhas atitudes eu venha a engrandecer e exaltar o seu nome santo e poderoso. E que através das minhas atitudes, através das minhas palavras, através do meu estilo de vida o Senhor possa se agradar em mim. (Aleluias) E Deus ouvindo o desabafo e percebendo a tristeza e a decepção do Moisés para com o povo, Deus responde em: (Êxodo 33:14) “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. 
Queridos: Deus tem olhado para nós. Deus sabe de nossas decepções e tristezas e hoje ele olha para nós e diz o mesmo que disse a Moisés: ................ Sempre estarei contigo e te darei descanso! 
Talvez: Você esteja vivendo uma vida atribulada, uma vida agitada, uma vida totalmente complicada. MAS: A Promessa de Deus é que Ele estará sempre com cada um de nós. E nos dará descanso. E por isso precisamos aprender ... ......... duas coisas importantíssimas para que a glória de Deus permaneça!
1° NÃO BASTA SOMENTE ALGUMAS AÇÕES – TEM QUE EXISTIR A PRESENÇA DE DEUS. 
Queridos: Não podemos caminhar com Deus somente nos Sabados e domingos, ou somente nos dias de cultos! MAS: 24 horas do dia. A presença de Deus tem que ser real e marcante em nossas vidas. 
E Moisés sabia disso quando disse em: 
(Êxodo 33:15) “Então lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar”. 
Moisés sabia que sem a presença de Deus, nada poderia ser feito ou realizado com sucesso! OBS: Talvez as coisas em sua vida não tenham tido sucesso absoluto, pois talvez você não tenha permitido a presença de Deus 24 horas em tua vida. Talvez você só permita Deus falar contigo nos cultos e nas ministrações!
............. Mas saiba: Deus quer falar a nós toda hora e todo momento! 
A Bíblia diz: Que no antigo testamento, a arca da aliança representava a presença de Deus: Onde estava a arca estava Deus e onde estava Deus todas as pessoas eram abençoadas em todas as áreas de suas vidas. Hoje a presença de Deus não se encontra em nenhuma arca. Mas se encontra em templos humanos e não mais em um objeto. 
Hoje a presença e a glória de Deus se encontram na minha e na tua vida! 
OBS: E onde a glória de Deus habita: há liberdade, há amor, há companheirismo, há disciplina! Há fé, há esperança! E por isso: Temos que ser exemplos em: nossas casas, em nossos trabalhos, em nosso bairro, em nossa cidade, em nossa nação.
PORQUE: A UNÇÃO A PRESENÇA DE DEUS, A GLÓRIA DE DEUS TEM QUE ESTAR SOBRE NOSSAS VIDAS.
................ A SEGUNDA COISA IMPORTANTE PARA QUE A GLÓRIA DE DEUS PERMANEÇA É: .........
JESUS SEMPRE TEM QUE NOS CHAMAR PELO NOME! (V-17) “Disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome”. 
Podemos perguntar: Jesus tem te conhecido pelo teu nome? 
Em: (Gênesis 4: 3-5) nos fala que: Deus se agradou mais da oferta de Abel do que a de Caim, porque Caim dava qualquer coisa para Deus e ABEL dava o melhor dava as primícias de seu rebanho.
Irmãos: As nossas ofertas ao Senhor dever ser as melhores: 
• A Tua oração deve ser a melhor (E a melhor não é a mais bonita, mas a mais sincera).
• O tempo que você tiver com Deus é com Deus ‘( Muitos vêm a Igreja e vêem tantas coisas: O louvor, os irmãos, o Pastor, os bate papos, menos DEUS)
• Nas primeiras dificuldades (Sempre procuram o vizinho, o amigo, o patrão) E por último Deus. 
Obs: O Povo hebreu na ausência de Moisés, ao invés de procurarem o Deus verdadeiro, o Deus que os tinha livrado da escravidão do Egito, prefeririam procurar Arão e fazerem outro Deus para Eles. E esse povo Deus não poderia chamar pelo nome! Pois eram um povo que escolhiam a glória dos homens ao invès a glória de Deus! 
Deus chamava ABRÃAO PELO nome: 
Deus dizia: Abraão! Sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te mostrarei E a Bíblia diz que: Abrão foi amigo de Deus! 
A Bíblia diz que: Davi era um homem conforme o coração de Deus! 
Jesus dizia: FELIPE, PEDRO, ANDRÉ! Meus servos eu me alegro em vocês.
APLICAÇÃO: 
E Nesta noite Jesus é quem está te chamando pelo nome e ele te diz: 
Filho eu quero manifestar minha glória em tua vida! 
Chega de glórias dos homens - Receba a minha glória! 
Afaste-se de suas idolatrias e das concupiscências da carne. Pois eu quero manifestar a Minha glória em tua vida! ... Eu nunca quero me afastar de ti!!!!!!!!!!!!
 

Pastor na AD.Dr. Camargo Ministerio Missão

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top