PORQUE TIRAR ÁGUA DO POÇO SE TEM UMA REPRESA TÃO PERTO?
O governo federal vem tomando medidas pouco simpáticas, mas necessárias, para recompor as suas contas, o que mostra compromisso com o país e responsabilidade com a coisa pública, ao contrário do que diz a oposição, via mídia de aluguel.
Tem mãos com dedinhos ávidos nos bolsos do povo, sim, muito mais por culpa do legislativo e do judiciário do que do executivo, que está sem alternativas.
O governo precisa de 80 bilhões, custe o que custar, com meio trilhão a disposição, bastando honestidade política, cumprimento do dever e das suas atribuições, de compromisso com o povo brasileiro, dos senhores do legislativo e do judiciário.
Vejamos: desde que foi promulgada a Constituição, a vinte e seis anos atrás, aguardamos o cumprimento do artigo que determina a cobrança de impostos sobre as grandes fortunas.
Cobrássemos 1% da turma endinheirada, cumprindo a lei, e haveria uma arrecadação imediata de mais de cem bilhões, tudo que o governo precisa e mais vinte bilhões de sobra de caixa.
Porque não fazem? Porque tiveram as suas campanhas financiadas pelos ricos, dos quais são defensores no Congresso Nacional?
Essa mesma Constituição determina a cobrança de impostos sobre a transmissão de grandes heranças, mais alguns bilhões.
Passando ao judiciário: há milhares de cobranças de impostos atrasados, milhares de multas a serem pagas, a começar pelo bilhão da Globo, mas os processos dormitam confortavelmente nas gavetas e arquivos das salas refrigeradas, sem que os pedidos de penhoras e leilões de bens sejam executados.
A chamada operação Zelotes investiga muito dinheiro desviado, muitos bilhões (só a Gerdau desviou meio bilhão), onde a Globo está envolvida também, mas caminha a passos de tartaruga paraplégica, sem que ninguém seja cobrado.
Mais dezenas de bilhões estão hospedados na Europa, no HSBC suíço, frutos das comissões nas privatizações, do desvio do financiamento público de espetáculos, de caixas 2, de corrupção... Só esperando uma investigação séria, decente, para ser repatriado.
Os governadores e prefeitos, por sua vez, também choram, usando as suas bancadas para pressionar o governo federal, quando têm bilhões a disposição, nos próprios estados.
O IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é estadual
Cobram do povão que compra carro com sacrifício, cobram dos caminhoneiros, para onerar os fretes, cobram dos ônibus, para onerar as tarifas dos transportes públicos, cobram dos motoqueiros, que usam as suas motos para trabalharem, mas não cobram sobre as lanchas, iates e demais embarcações de recreio.
Não cobram sobre as aeronaves, não cobram sobre os Jet Skis... Porque só a galera dos transportes terrestres? Porque a turma do andar de cima está liberada da mordida?
Como se vê, o modelo continua injusto, a tributação continua sobre os que menos têm e, pior, os que denunciam são justamente os que não estão sendo atingidos e nunca foram atingidos, a começar pelo PSDB, partido da elite, e pela tevê Globo, porta voz da elite, hipocritamente.
Insistem em tirar água do poço, por falta de vontade política de meter o balde na represa.

Francisco Costa
Rio, 21/05/2015.
https://www.facebook.com/photo.php…

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

 
Top