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Um vídeo publicado no Facebook na tarde de segunda-feira, com imagens de um funcionário da distribuidora de energia RGE agredindo um cachorro a pauladas, causou indignação dentro e fora da rede social.
Alguns segundos após o ataque, o animal reaparece na cena, cambaleando e rolando pelo chão, até ser socorrido pela dona, a balconista Simoni Amaral, de 48 anos. Conforme o marido de Simoni, o funcionário público João Luis Amaral, de 54 anos, o animal convulsionou e desmaiou após a agressão, levando algumas horas para voltar a se movimentar normalmente:
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– A Simoni estava em casa e ouviu um grito da Vick. Quando chegou no pátio, viu nossa cadela passando muito mal. Não sabíamos o que havia acontecido até vermos as imagens nas câmeras de vigilância.
Indignado com as cenas gravadas, o morador publicou o vídeo na rede social, que em poucas horas já contabilizava mais de 18 mil compartilhamentos e centenas de comentários de repúdio ao ato de violência. João, que se diz surpreso com a repercussão da publicação, explica que divulgou as imagens para alertar a comunidade sobre o ocorrido:
– Publiquei o vídeo para alertar as pessoas sobre as coisas que acontecem quando não estamos em casa, mas a situação tomou uma proporção que eu não imaginava. Não tenho nada contra a empresa, muito menos contra o funcionário. Só fiquei em choque quando vi as imagens, pois a Vick é um animal muito dócil, que não merecia aquela agressão – contou.
Na manhã de terça-feira, o morador recebeu a visita de dois representates da empresa de energia, que se disponibilizaram a oferecer o atendimento veterinário necessário para a cadela. João manifestou, então, o desejo de pedir desculpa ao funcionário que agrediu sua cadela pela grande repercussão do caso, e foi enfático ao afirmar:
– Não quero que ele seja demitido. Não sabemos o que se passa na vida dele, muito menos os motivos que levaram ele a agredir a Vick. Só queria pedir para ele ter um pouco mais de habilidade com animais pequenos.
Apesar do apelo do morador, a empresa RGE, em nota divulgada na tarde de terça-feira, anunciou que demitiu o funcionário e que se sente constrangida pelo ocorrido. Veja o texto na íntegra:
“A Rio Grande Energia (RGE) vem por meio desta afirmar que condena e repudia qualquer tipo de violência e crueldade contra os animais.
A RGE se sente constrangida e lamenta a atitude de seu colaborador que atuava em Cerro Largo que agrediu um cão, sem qualquer motivo, na manhã do dia 28 de setembro, enquanto executava seu trabalho. O colaborador, que estava no período de experiência, foi desligado da empresa na manhã desta terça-feira.
Mais uma vez, a RGE reforça que essa não é uma prática de seus funcionários e também registra que fez contato pessoal com os proprietários da residência. A empresa se colocou à disposição da família para amenizar eventuais transtornos.
A concessionária ainda reforça que este tipo de comportamento, bem como outros que estejam em desacordo com nosso Código de Ética e Conduta Empresarial e nossos princípios, não serão tolerados sob qualquer circunstância e que a sustentabilidade socioambiental é um dos pilares da estratégia corporativa da companhia”

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