Grande parte dos manifestantes pedia a saída ou o impeachment da presidente e protestava contra a corrupção, levando cartazes e bandeiras do Brasil e vestindo verde e amarelo. Também foram vistas faixas com referência à Operação Lava Jato e elogiando o juiz Sérgio Moro.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) discursou em um protesto em Belo Horizonte. “O Brasil despertou. É o povo na rua que vai permitir a superação da crise. Não é este governo, que não tem mais autoridade, nem credibilidade", disse o senador e candidato derrotado na campanha presidencial de 2014. Falando em cima de um trio elétrico, Aécio evitou responder a questões sobre o impeachment.
Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil (o pedido de intervenção militar é uma atitude ilegal e frontalmente contrária à Constituição; em seu artigo 5º, a Constituição diz que "constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático").
Fora do Brasil, cerca de 50 pessoas protestaram em Lisboa, capital de Portugal, relatou André Luis Azevedo, correspondente da TV Globo. O protesto foi na Praça Camões, no Chiado, tradicional local de manifestações e ponto turístico. Os manifestantes levaram bandeiras e muitos cartazes de "Fora PT", "Fora Dilma" e "Fora Lula". No fim, cantaram o hino nacional.
Pró-PT
Em contraponto aos atos contra Dilma, militantes, centrais sindicais e movimentos sociais fizeram um protesto em frente ao Instituto Lula, na Zona Sul de São Paulo. Vestidos com camisas vermelhas, manifestantes gritavam palavras de ordem: "Não vai ter golpe", "o Lula é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo" e "o povo na rua/ coxinha recua".
Veja como foram os protestos em cada estado:
Manifestantes fizeram caminhada em Maceió
ALAGOASPARTICIPANTES: em Maceió, 12 mil pessoas, segundo a PM. A organização do evento calculou 15 mil.
COMO FOI: em Maceió, a concentração começou por volta das 9h no Corredor Vera Arruda, onde os manifestantes cantaram o hino nacional.
Cerca de duas horas depois, eles saíram caminhando, pedindo o fim da corrupção e pedindo a prisão de todos os envolvidos nos crimes investigados pela Operação Lava Jato.
Protesto contra o governo federal em Salvador
BAHIAPARTICIPANTES: em Salvador, cerca de 5 mil pessoas, segundo a PM. A organização do evento não chegou a um consenso e falou entre 6 e 15 mil pessoas.
COMO FOI: o grupo se concentrou no Porto da Barra, em Salvador, e por volta das 9h45, iniciou uma caminhada de cerca de 700 metros em direção ao Farol da Barra, ponto turístico conhecido da capital baiana.
Os manifestantes cantaram o hino nacional e vestiam verde e amarelo. Grande parte das pessoas levava faixas e cartazes pedindo a saída de Dilma e protestando contra o PT e a corrupção.
Manifestantes se aproximam do Congresso, na
Esplanada dos Ministérios
DISTRITO FEDERALEsplanada dos Ministérios
PARTICIPANTES: em Brasília, 25 mil pessoas, segundo a PM; e 55 mil pessoas, segundo a organização.
COMO FOI: os manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante a manhã. Os policiais fizeram quatro barreiras para revistar manifestantes com mochilas.
A PM vetou o uso de máscaras, bandeiras com hastes de madeira ou plástico, garrafas de vidro e objetos que podiam ser transformados em armas em caso de confusão. Nenhum incidente havia sido registrado até o fim do protesto.
Representantes do Movimento Brasil Livre usaram carros de som para convocar mais pessoas para a marcha. Alguns manifestantes levavam faixas pedindo intervenção militar no país e outros pediam a prisão do ex-presidente Lula, junto com outros detidos na Operação Lava Jato.
Protesto em Cachoeiro de Itapemirim (ES)
ESPÍRITO SANTOPARTICIPANTES: em Cachoeiro do Itapemirim, 100 pessoas participaram, segundo a PM; e 200 pessoas, segundo organizadores.
COMO FOI: A manifestação contra o governo federal, no Espírito Santo, começou na região Sul. Moradores de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram em frente à Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade. O protesto acabou por volta das 11h30, sem nenhuma ocorrência registrada.
Carreata em Rio Verde, Goiás
GOIÁSCOMO FOI: Manifestantes começaram a se concentrar na Praça Tamandaré, no Setor Oeste de Goiânia, às 14h. Policiais militares acompanham a movimentação. Por enquanto, não há registro de violência.
Manifestantes fizeram um ato em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Eles passaram por 12 bairros, percorrendo cerca de 25 km. O ato foi pacífico.
Segundo a Polícia Militar, a carreata contou com 96 carros. Já para a organização do movimento, foram 120 veículos. A maioria deles contava com cinco passageiros, que vestiam roupas nas cores verde e amarelo.
Aécio participa de ato em Belo Horizonte
)
MINAS GERAIS)
PARTICIPANTES: em Belo Horizonte, a Polícia Militar calculou 10 mil pessoas às 12h; os organizadores disseram que 20 mil pessoas protestavam na Praça da Liberdade.
COMO FOI: a concentração começou no início da manhã em Belo Horizonte. Em menos de uma hora, das 10h às 11h, a Praça da Liberdade foi tomada por manifestantes. Além da saída do PT do governo federal, manifestantes elogiam a Operação Lava-Jato, o juiz Sério Moro, e o senador Aécio Neves (PSDB), que participou do protesto.
Ele chegou por volta das 11h20 e subiu em um trio-elétrico. “Chega de tanta corrupção, o meu partido é o Brasil”, disse. Aécio cantou o hino nacional com os manifestantes e foi ovacionado pela multidão, que gritou seu nome.
Após a concentração na Praça da Liberdade, os manifestantes saíram na Avenida Cristóvão Colombo em passeata até a Praça da Savassi, onde o protesto começou a se dispersar.
Além de Belo Horizonte, manifestantes se reuniram também em Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Montes Claros, Timóteo, Ipatinga e Patos de Minas.
Manifestação em Belém
PARÁPARTICIPANTES: em Belém, a PM calculou 5 mil pessoas; os organizadores, aproximadamente 10 mil.
COMO FOI: a concentração começou por volta de 8h, com distribuição de adesivos na escadinha da Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos de Belém. A marcha começou por volta de 9h15.
Acompanhados de 7 trios elétricos, os manifestantes percorreram as avenidas Presidente Vargas, Nazaré, Quintino Bocaiúva e Visconde de Souza Franco, encerrando a caminhada no ponto de origem. Eles criticaram os escândalos de corrupção e a crise econômica.
Manifestação em João Pessoa, na Paraíba
PARAÍBAPARTICIPANTES: ainda não foi informado.
COMO FOI: às 13h40, os primeiros manifestantes começavam a se concentrar em frente ao Grupamento de Engenharia, na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. A previsão é que o protesto saia às 15h em caminhada até o Busto de Tamandaré, que fica a cerca de 3,9 km do local de concentração.
Ato em Umuarama (PR)
PARANÁPARTICIPANTES: o número ainda não foi informado.
COMO FOI: Começou por volta das 14h, o protesto em Curitiba. A concentração é na Praça Santos Andrade, no Centro. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas participem. Desde às 12h30, a PM já fazia o reforço policial na região.
Também houve protestos em Umuarama, Foz do Iguaçu e Paranavaí.
Manifestação no Recife
PERNAMBUCOPARTICIPANTES: a organização calculou 20 mil pessoas no Recife. O Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco decidiu não divulgar o número de participantes.
COMO FOI: os manifestantes se reuniram na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e por volta das 11h30, saíram em caminhada. A cantora Nena Queiroga cantou o hino nacional em cima de um trio elétrico, para dar início à marcha. As pessoas pediam a saída de Dilma e algumas levaram um boneco gigante em referência ao juiz Sérgio Moro e à Operação Lava Jato.
Além de Recife, um grupo protestou também em Caruaru.
Manifestação na Praia de Copacabana contra o
governo
RIO DE JANEIROgoverno
PARTICIPANTES: a PM não vai informar os números.
COMO FOI: O protesto na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, começou por volta das 10h, na altura do Posto 5. Por volta das 13h30, os manifestantes começaram a se dispersar e, pouco depois das 14h40, o protesto havia chegado ao fim.
Seis carros de som deram apoio à manifestação. O protesto foi organizado nas redes sociais por movimentos como Vem Pra Rua, Brasil Livre, Revoltados Online e União Contra a Corrupção. Em alguns dos carros podiam ser vistas faixas contra o governo e, no alto deles, manifestantes gritam palavras de ordem como: "PT roubou" e o "Brasil não é Venezuela".
Um homem com roupa de gari foi muito hostilizado pelos manifestantes. Ele teve de ser retirado pela PM (veja o vídeo).
Comerciantes aproveitaram o movimento na orla para vender bandeiras do Brasil. Um deles levou cerca de 400 peças, que eram vendidas entre R$ 5 e R$ 10. "O movimento está fraco", reclamou o vendedor Marcos Alberto Neves. Alguns moradores da Avenida Atlântica colocaram bandeiras do Brasil nas janelas de seus apartamentos.
Além do Rio, houve protestos também em Campos dos Goytacazes, Barra Mansa e Volta Redonda.
Manifestação em Porto Alegre
RIO GRANDE DO SULPARTICIPANTES: ainda não informado.
COMO FOI: Em Porto Alegre, a concentração no Parque Moinhos de Vento (Parcão) começou às 14h. Na programação, está uma caminhada que passará por ruas e avenidas da capital gaúcha, até terminar no Parque Farroupilha (Redenção).
Manifestantes pedem por intervenção militar em
Chapecó, no Oeste de SC
SANTA CATARINAChapecó, no Oeste de SC
PARTICIPANTES: mais de 7 mil pessoas em pelo menos 5 cidades, segundo a PM. Chapecó foi a cidade com mais manifestantes: 5 mil, de acordo com a PM e a organização.
COMO FOI: manifestantes se reuniram em pelo menos 5 cidades durante a manhã. Em Chapecó, eles levavam cartazes e vestiam a camisa do Brasil. Em Timbó, 600 pessoas participaram do ato, segundo a PM, que começou por volta das 9h30 e terminou às 11h20. A organização local disse 900 a mil pessoas.
Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, uma carreata começou a circular pelas principais avenidas da cidade por volta das 10h30, reunindo cerca de 150 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar. Manifestantes se reuniram também em Brusque, Balneário Camboriú, Pomerode e Concórdia. A Polícia Militar não relatou incidentes.
Grupo de manifestantes exibe faixa pedindo
intervenção constitucional na Avenida Paulista
SÃO PAULOintervenção constitucional na Avenida Paulista
PARTICIPANTES: o número de manifestantes na Avenida Paulista não foi divulgado.
COMO FOI: a manifestação fechou a Avenida Paulista por volta das 11h30. As primeiras faixas bloqueadas foram as sentido Consolação. Quinze minutos depois também foi fechado o sentido Paraíso.
A avenida ficou completamente tomada pela manifestação por volta de 14h, quando os manifestantes circulavam a partir da Consolação até a Praça Oswaldo Cruz. Com bandeiras, faixas e cartazes, muitos pediam a saída da presidente Dilma Rousseff. Um grupo pedia intervenção militar.
Sindicalistas e manifestantes a favor do PT
fazem ato em frente ao Instituto Lula
)
No bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, manifestantes pró-governo faziam um ato de apoio a Dilma Rousseff
e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente à sede do
Instituto Lula. Os manifestantes foram recebidos com churrasco, e um
grupo de professores e intelectuais de esquerda discutiram o
"conservadorismo".fazem ato em frente ao Instituto Lula
)
Os manifestantes contra Dilma se reuniram também no interior de São Paulo: em Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, Rio Claro, Piracicaba, São José do Rio Preto, Jundiaí, São João da Boa Vista, Bauru, Lins, Amparo, Atibaia, Indaiatuba, Jacareí, Fernandópolis, Votuporanga, São Carlos, Araçatuba, Tupã, Ubatuba e Mogi das Cruzes.
Manifestantes se reúnem no Bairro 13 de Jullho
SERGIPEPARTICIPANTES: a organização do evento contabiliza 300 pessoas; a PM ainda não informou o número.
COMO FOI: Um protesto ocorre no Bairro 13 de Julho, em Aracaju, contra a corrupção. A concentração começou por volta das 15h em um mirante na Avenida Beira Mar.
Usando roupas nas cores verde e amarelo, os manifestantes pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a prisão de todos os envolvidos nos crimes investigados pela Operação Lava Jato. A Polícia Militar informou que o protesto começou com cerca de 5 mil pessoas.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/manifestantes-protestam-contra-o-governo-dilma-em-cidades-do-brasil.html
0 comentários:
Postar um comentário